O melhor método para digitalizar negativos, sem sombra de dúvidas, é o scanner. Entretanto, é necessário que o scanner possua iluminação por trás do negativo, o que não é comum. Na verdade, existem muito poucos scanners capazes de fazer isso no mercado, e eles são relativamente caros. O mais barato é o Epson V19, que custa uns 700 reais. Porém, antes de comprá-lo eu tinha essa dúvida se é possível digitalizar negativos com um scanner normal. Fiz inúmeras tentativas sem nenhum sucesso e, por isso, acabei comprando um equipamento dedicado.
Entretanto, muita gente quer economizar um pouco, especialmente quem quer digitalizar suas fotos antigas e não é necessariamente um entusiasta da fotografia analógica. Imagine levar 30 filmes para digitalizar a 15 reais cada… são 450 reais! Por esse preço, ainda, garanto que o serviço não vai sair legal. Comprar um scanner dedicado não é muito mais caro do que pagar pelo serviço, só que envolve gastar dinheiro e depois ficar com um equipamento parado em casa. Apesar disso, comprar o scanner, usar e depois revender no OLX pode sair bem mais barato do que mandar fazer numa loja.
Porém, analisando meus resultados aqui do blog no google search console, descobri que um dos termos que as pessoas sempre buscam é ‘como digitalizar negativos com scanner normal’. Achei interessante tentar um método pra fazer isso e escrever esse artigo com os resultados.
Os sites brasileiros só enrolam e não vão direto ao ponto
Dei uma olhada nos sites e blogs em português, mas nenhuma vai direto ao ponto. Ou dão uma receita e não mostram o resultado, ou colocam o resultado como uma foto pequena ou usam scanner de negativo e não falam nada… Na verdade, tem uma penca de artigos do tipo ‘como digitalizar seus negativos com qualquer scanner’ em português, mas eu já tentei fazer e sei que não dá certo. Uns meses atrás, pesquisando sites gringos, descobri um artigo que ensina a adaptar um scanner normal para digitalizar negativos que parecia que ia funcionar. Por isso, fui atrás desse método e repliquei ele aqui, pegando os resultados do jeito que eles saem do scanner.
Conceito
O scanner funciona iluminando o material que vai ser digitalizado com três LEDs das cores fundamentais: vermelho, verde e azul (o famoso red green blue ou RGB). Como os scanners normais são feitos para materiais reflexivos, como papel, eles iluminam por baixo mesmo. No caso de materiais transparentes, como o negativo, é preciso iluminar por trás porque ele não é capaz de refletir a luz.
Portanto, o truque é pegar essa luz dos LEDs do scanner, que vêm pela parte de baixo dele, e iluminar o negativo por trás. Para isso, a gente precisa fazer uma peça específica, que é a da figura abaixo. A função dela é justamente pegar a luz do próprio scanner e jogar por trás do filme.
Para fazer isso, peguei esse arquivo do site gringo que falei e imprimi numa folha de A4. Para ser o mais fiel possível ao projeto original, eu precisava de um papel cartão prateado fosco. O mais próximo disso que consegui foi uma caixinha de suco. Então usei o padrão que imprimi para transferir a figura para a caixinha de suco, recortei, colei e dei acabamento com fita isolante, senão não é gambiarra, né?
Testando na multifuncional HP 2050
Aqui em casa eu tenho uma multifuncional que era a mais barata do mercado que tinha na época, que é a HP 2050. Achei conveniente testar nela porque essas mais baratas são as que as pessoas costumam ter em casa, assim a gente pode saber certinho o que esperar desse método.
A primeira limitação que esse scanner esbarra é a resolução de apenas 1200 DPI. Com isso, a gente vai obter uma imagem de mais ou menos 1 megapixel, que simplesmente é uma porcaria para fotografia. De todo modo, prossegui com o teste e consegui a abominação abaixo.
O veredito da HP2050 é óbvio. Não dá pra digitalizar negativos com com uma multifuncional normal.
Testando no Scanner Epson V370
Repeti o mesmo procedimento com o meu scanner fotográfico Epson V370. Ele já é capaz de digitalizar negativos com resolução de 4800 DPI, mas eu quis testar mesmo assim só pra ver se é possível obter um bom resultado mesmo apelando para um scanner caro. O resultado ficou muito melhor do que com o HP2050, mas ainda assim é extremamente ruim.
Agora, vamos comparar com o resultado usando o método correto com a iluminação própria do scanner Epson V370 no modo de digitalização de negativos:
É… Não dá pra digitalizar negativos com um scanner normal.
Vendo os resultados, a conclusão é inescapável: não dá pra digitalizar negativos com um scanner normal. Parece realmente difícil conseguir bons resultados usando um equipamento convencional. Foi por esse motivo que investi um pouco dinheiro no Epson V370, que me atende com perfeição. Entretanto, existe um outro método que realmente funciona usando qualquer câmera digital compacta antiga, que é muito melhor do que fazer gambiarra com scanner. Esse será o assunto de um artigo que lançarei em breve.
Se você possui resultados diferentes dos meus ou conhece algum outro método, não deixe de comentar!
Obrigado por testar de antemão esse método reflexivo com a luz do próprio scanner… eu ia mesmo fazer isso (ótima sacada da caixa do suco).
Bom, eu cheguei nesse mesmo artigo gringo q vc, mas depois, não satisfeito, achei um canal no YT e parece ter boas dicas, principalmente nesse vídeo: https://youtu.be/ilGX5mnbvUs dá uma olhada…
Tive um scanner HP q fazia o serviço com cromos e negativos, mas ele estragou antes de eu testar a função 🙁 era bem parecido com o V600 da epson, mas bem mais modesto.
Bom, o que vou fazer é usar esse “negatoscópio” diretamente em cima do negativo e escanear pra ver o resultado, creio q será razoavelmente decente.
PS: se testar, por gentileza, me avise!
Oi Fábio, tudo bem? Estou procurando um scanner de negativos. Meu pai faleceu e encontrei muitos negativos dele. Queria comprar um aparelho mas não sei onde encontrar. Você pode me ajudar? Indicar onde eu encontro. Prefiro pagar um pouco mais que mandar fazer, justamente pela sua colocação. Ótimo artigo. Obrigada
Oi Camila! Eu tinha um Epson V-370, o resultado era excelente! Não sei te indicar nenhum modelo específico, mas basta procurar por scanner para negativos, e evite aqueles portáteis. Pegue um de mesa de tamanho A4.