Fábio Ardito é um físico, fotógrafo e artista 3D ítalo-brasileiro. Obteve seu título de doutor em física em 2015 pela Universidade Estadual de Campinas e trabalhou como pesquisador no Laboratório Nacional de Luz Sincroton até 2018, onde foi especialista no desenvolvimento de equipamentos ópticos. Atualmente trabalha com temas como fotogrametria, fotografia, artes, digitalização de patrimônio histórico e ilustração de obras de infra-estrutura de grande porte.

Biografia

Fábio Ardito nasceu em Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo, em 04 de janeiro de 1984. Aos 7 anos de idade, quando começou a ler, destrinchou todos os 8 volumes que possuía da Enciclopédia Tecnirama, sobre ciência e tecnologia. Ainda nessa idade, ganhou de seu pai seu primeiro kit de óptica, chamado Polyopticon. Com esse brinquedo, aprendeu os fundamentos da instrumentação de óptica.

Em 2001, formou-se técnico em qualidade e produtividade pelo Colégio Técnico de Limeira, COTIL. Em 2003, ingressou no Bacharelado em Física, na UNICAMP, formando-se em 2007. Neste período, foi bolsista de iniciação científica da FAPESP, desenvolvendo um projeto sobre cristais orgânicos piezelétricos no Laboratório de Difração de Raios-X do IFGW, UNICAMP.

Em 2008 ingressou no mestrado na UNICAMP, onde desenvolveu um equipamento para medidas simultâneas de espectroscopia Raman e transporte eletrônico em baixas temperaturas e altos campos magnéticos de até 7 Teslas. Defendeu a dissertação em 2010.

Também em 2010 ingressou no doutorado, ainda na UNICAMP, onde desenvolveu um equipamento para medidas simultâneas de espectroscopia Raman e transporte eletrônico em baixas temperaturas, porém em campos ainda mais intensos (de até 15 Teslas) e com micro-foco de 1 mícron. Com este equipamento, demonstrou que a ausência de oscilações na banda G do grafeno devido aos níveis de Landau era amortecido pelo alargamento desses níveis. Defendeu sua tese em 2015.

Ainda em 2015 ingressou como pos-doutorando no Laboratório de Altas Pressões do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron, em Campinas – SP. Dentre as suas atividades, desenvolveu um equipamento capaz de fazer espectroscopia Raman em células de bigorna de diamante simultâneo a difração e absorção de Raios-X com luz síncrotron. Tal sistema também é capaz de operar em baixas temperaturas.

Também desenvolveu um sistema de aquecimento a laser, um beam profiler para micro-feixes de raios-X, rotinas de manutenção para compressores de gases nobres altíssima pressão, além de aprimorar sistemas ópticos de diversos equipamentos do laboratório.

Em 2018, deixou a carreira a acadêmica e partiu para a Itália, obtendo a sua cidadania através da descendência de Pasquale Ardito, sem se utilizar de serviços de advogados ou consultores especializados. Durante a sua estadia na península itálicamcomeçou a praticar fotografia artística, especialmente com câmeras analógicas. Retornou ao Brasil no meio de 2019 e iniciou os blogs Vamos Tirar Foto, Vintage Cameras Info e The Lone Artisan.

Entre 2021 e 2022, tem se dedicado a projetos de engenharia, especialmente no projeto e construção de máquinas. Também tem desenvolvido metodologias para aplicação de fotogrametria usando drones para engenharia civil, arquitetura e patrimônio cultural.

Em 2023, seu trabalho se concentrou em visualização de obras de infra-estrutura usando Blender e Unreal Engine em parceria com a VIT.

Curriculum Vitae

Habilidades

  • Especializado em instrumentação de espectroscopia Raman em diversas aplicações: altas e baixas temperaturas, altos campos magnéticos, altas e baixas pressões, integração com linha de luz sincrotron e múltiplos experimentos simultâneos.
  • Desenvolvimento de métodos e estratégias de aquisição de dados
  • Desenvolvimento de equipamentos e arranjos experimentais sob demanda
  • Desenvolvimento de opto-mecânica personalizada
  • Desenvolvimento e implementação de sistemas de ar comprimido
  • Treinamento de pessoal para uso de instrumentos ópticos
  • Implementação de rotinas e normas de segurança de lasers
  • Conhecimento experimental: espectroscopia Raman, fluorescência, transporte eletrônico, difração de raios-X, microscopia de força atômica
  • Conhecimento técnico: micro-manipulação, microscopia, litografia, sala limpa, células de bigorna de diamante, criogenia
  • Software e linguagens de programação: LabView, Microsoft Office, OriginLab
  • Modelagem 3D e simulações mecânicas em Autodesk Inventor
  • Modelagem 3D em Blender
  • Unreal Engine 5
  • Fotogrametria, Meshroom, Metashape
  • Aplicativos de fotografia: Photoshop, Lightroom, GIMP, Darktable
  • DaVinci Resolve
  • Criação e administração de sites em WorrdPress

Experiência Profissional

Escritor e Editor – Diversos blogs em inglês e português

Out. 2019 – atual

fabioardito.com

Pesquisador – Laboratório Nacional de Luz Síncrotron

Nov. 2016 até Nov. 2018

Responsável pelos experimentos de aquecimento a laser e espectroscopia Raman na linha de difração e espectroscopia de Raios-X (XDS).

Pós-doc – Laboratório Nacional de Luz Síncrotron

Ago. 2015 até Nov. 2016

Desenvolvimento do sistema de espectroscopia Raman e aquecimento a laser para a linha de difração e espectroscopia de Raios-X (XDS).

Idiomas

  • Inglês – leitor fluente, escritor avançado, falante avançado.
  • Português – Nativo
  • Italiano – leitor intermediário, escritor básico, falante básico.

Formação Acadêmica

Curso Online de Filosofia

Prof. Olavo de Carvalho

Jul. 2017 a jan. 2019. – Cerca de 45 aulas completadas.

Doutorado em Física

Mar. 2010 até Jul. 2015 – UNICAMP

Raman Spectroscopy of Graphene Under High Magnetic Fields

Mestrado em Física

Mar. 2008 até Mar. 2010 – UNICAMP

Medidas simultâneas de transporte eletrônico e Espectrocopia Raman sob baixas temperaturas e altos campos magnéticos.

Bacharelado em Física

Jan. 2003 até Dec. 2007 – UNICAMP

Técnico em Qualidade e Produtividade

Jan. 1999 – Dez. 2001 – Colégio Técnico de Limeira – UNICAMP

Trabalhos Publicados em Revistas Internacionais

  • Terashita, H., Cezar, J., Ardito, F., Bufaiçal, L., Granado, E.
    Element-specific and bulk magnetism, electronic, and crystal structures of La_0.70Ca_0.30Mn_1¿xCr_xO_3. Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics. , v.85, p.104401 – 2012.
  • García-Flores, A., Moreira, A., Kaneko, U., Ardito, F., TERASHITA, H., Orlando, M., Gopalakrishnan, J., Ramesha, K., Granado, E.
    Spin-Electron-Phonon Excitation in Re-based Half-Metallic Double Perovskites. Physical Review Letters (Print). , v.108, p.177202 – 2012.
  • de Menezes, A. S., ARDITO, Fábio Machado, dos Santos, A. O., Moreno, A. J. D., Lima, R. J. C., Hayashi, M. A., Cardoso, L. P.
    Characterization of the time-dependent -asparagine monohydrate crystal phase transition. Journal of Applied Crystallography. , v.44, p.954 – 957bb- 2011.
  • Ardito, F. M.; Mendes-de-Sá; T. G., Cadore, A. R.; Gomes, P. F.; Mafra, D. L.; Barcelos, I. D.; Lacerda R. G.; Iikawa, F.; Granado, E.
    Damping of Landau levels in neutral graphene at low magnetic fields: A phonon Raman scattering study Phys. Rev. B 97, 035419b- 2018

Apresentações em Congressos Nacionais e Internacionais

  • XIV Brasil MRS Meeting, 2015.
    Magneto-micro-Raman Spectroscopy in Graphene.
  • IUCr High-pressure Workshop, 2015.
  • APS March Meeting, 2013.
    Magneto-Raman experiments in single- and multi-layer graphene.
  • Graphene Brasil, 2013.
    Phonon Raman scattering of graphene under magnetic fields.
  • II Brasilian Raman Spectroscopy Meeting, 2011.
    Raman Spectroscopy of Graphene Under High Magnetic Fields.
  • Indo-Brasil Discussion Meeting on Advances in Graphene and Nanotubes, 2011.
    Raman spectroscopy in graphene and graphite under magnetic fields.
  • I Brasilian Raman Spectroscopy Meeting, 2009.
    Simultaneous Measurements of Raman Spectroscopy and Electronic Transport Properties at Low Temperatures and High Magnetic Fields
  • VII Meeting of the Brasilian Society of Crystal Growth (SBCC), 2007.
    Growth and Structural properties of L-Asparagine Monohydrate.