Todo fotógrafo tem que usar esse app

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Como eu sempre digo aqui no blog, não há nada pior para um fotógrafo do que a beleza dos dias comuns. Céu azul não costuma fazer foto bonita, como eu disse outro dia. Porém, a fotografia, especialmente a de paisagem e natureza, é como uma pescaria. A gente fica esperando até a oportunidade morder a isca. Porém, tem uns macetes pra saber o que esperar e até poder se programar pra pegar essas oportunidades antecipadamente.

O importante aqui é conseguir prever quais dias a luz vai estar mais interessante. Por exemplo, dias de neblina costumam dar boas fotos com a luz difusa pela névoa, enquanto dias muito ensolarados dão aquelas fotos sem graça e cheias de sombras. Dias nublados, por outro lado, costumam ser ótimos pra fotografar arquitetura, porque a luz preenche todas as cavidades dos prédios por igual.

O app que quero mostrar hoje, na verdade, não é de fotografia mas de meteorologia. Já falei bastante nesse outro artigo, de como é importante um fotógrafo ter domínio de conhecimentos como a meteorologia e a astronomia, porque eles permitem determinar quais são as melhores condições de luz. Então, hoje, vamos focar um pouco mais nessa questão da meteorologia.

Clear Outside

Esse app foi uma dica do meu amigo Rafael, que é um fotógrafo lá de Irati, no Paraná. Aliás, ele é um dos maiores talentos da fotografia brasileira, e você deveria ir lá da uma olhada no Instagram dele. O Clear Outside, que você encontra pra baixar pro Android nesse link, e para iOS nesse outro link aqui, é um app bem completo feito justamente para prever condições do céu.

Na verdade, ele é um app desenvolvido para astrônomos, porque pra eles o clima é essencial. Qualquer nuvenzinha mal posicionada estraga uma observação astronômica. Já trabalhei num observatório e sei bem como é isso. Aqui, pra gente, vai funcionar ao contrário, queremos justamente os dias mais encobertos e com neblina. Vamos dar uma olhada bem rápida no que dá pra tirar de informação desse app. Infelizmente, ele só existe em inglês, mas como é muito simples, isso não faz muita diferença.

Escolhendo a localização

Quando a gente abre o app, na aba home ele mostra uma localização qualquer. Na aba current, ele mostra o seu local a partir da localização do celular. Já na aba locations dá pra colocar qualquer local que você quiser, assim dá pra planejar uma viagem ou um passeio, por exemplo.

Para adicionar um local, clique em add saved location. Na tela seguinte, digite o nome do local.

No exemplo abaixo eu uso Perugia, que fica na Itália. Aí é só clicar em search for location.

Nesse caso, logo abaixo do botão, aparece um ‘, , Italy‘, porque esse lugar fica na Itália. É só clicar nele. Na tela seguinte, aparecem as coordenadas. Aí é só preencher o nome. Você pode selecionar esse local para abrir como home. Daí é só clicar em save location.

Quando você voltar em locations, o lugar que você salvou vai estar lá, aí é só clicar nele e pronto.

Qualidade do Céu

Logo abaixo da barra onde tem as localizações ficam algumas informações sobre o local corrente, como o nome e as coordenadas de GPS. Ele também dá algumas outras informações como a qualidade do céu, que diz respeito à polução visual, e é uma medida muito importante para astrofotografia. Esse número pode variar entre 16 e 22, sendo 22 o melhor e 16 o pior. Como aqui é 18.26, é melhor ir fazer astronomia em outro lugar (ou qualquer outra coisa, a melhor parte de Campinas é Viracopos).

O campo magnitude mede a qualidade do céu numa outra escala, chamada Bortle. Ela vai de 1 até 9, sendo 1 uma área onde as estrelas são totalmente visíveis, como numa região bem deserta (tipo o Atacama) e o 9 é onde quase nem se vê as estrelas devido à poluição visual, como o centro de uma grande cidade, tipo São Paulo. Aqui é 8, o que é de se esperar porque moro em Campinas.

A boa notícia é que, pra fotografia, isso não costuma ter maiores conseqüências. De todo modo, se você quiser fazer aqueles fotões com estrelas, a Via Láctea e a luz zodiacal, tem que levar isso em conta.

Previsão

Na barra abaixo da qualidade do céu, tem uma outra com a data e informações sobre o Sol e a Lua, que vou falar já. Para ver a previsão do tempo nos próximos dias, basta rolar essa barra pra esquerda e ir avançando.

Crepúsculo, aurora e Lua

Na parte de informações, do lado da data, tem as informações sobre aurora e crepúsculo e também a fase da lua. O horário que o Sol nasce, nesse exemplo, é 6:47. Esse é o momento em que a parte mais alta do sol ‘toca’ o horizonte, então não é bem o período mais escuro e nem o mais claro. A gente já vai ver certinho como funciona esses períodos de penumbra, que são as transições entre dia e noite.

Já o set, que nesse caso é 17:31, é o horário que o Sol se põe, e el quer dizer qual é a hora que a parte mais baixa do Sol ‘toca’ o horizonte. Nesse horário, ainda vai estar bastante claro, e a tal da golden hour que todo mundo gosta costuma acontecer uns minutos depois desse horário do set.

Penumbra

O campo dark diz em qual horário deve estar a noite. Nesse exemplo, é das 18:51 até as 5:27. Note que a noite começa bem depois do pôr-do-sol, mais ou menos uma hora e vinte minutos depois. Esse é o período de penumbra, entre o Sol começar a se pôr e de fato desaparecer. É um dos melhores horários para fotografar. O mesmo acontece para o amanhecer. Note que a escuridão termina 1 hora e 20 minutos antes do sol efetivamente nascer.

Essa janela aí entre o ‘fim oficial’ da noite e o começo do dia (e vice-versa) é que são os horários clássicos chamados de golden hour, que é justamente quando o céu costuma ficar bem laranja. Também é nesses horários que a luz entra na atmosfera com um ângulo bem rasante, e forma as sombras bem longas e suaves. Essa é a condição ideal para acontecer aqueles raios de luz que vazam pelas árvores e formam aqueles fachos bem bonitos. Aí só falta um componente, que é a neblina.

Lua

Já pra quem gosta de fotografar a Lua, do lado direito tem as informações mais importantes. Do mesmo modo que o Sol, o rise é o horário que a Lua surge e o set é o que ela se põe. Nesse caso ela nasce às 12:10 e se põe à 00:07. Ou seja, hoje a lua vai estar visível mais durante o dia do que durante a noite. A porcentagem ali refere-se à fase, e quer dizer qual área da Lua está iluminada hoje. Ali é 47%, então estamos em meia lua.

Nuvens

Agora, vamos pra tabela que é onde tem umas coisas bem interessantes. Ali em azul tem as informações sobre nuvens. Na linha, a informação é dada em função do horário, e cada quadradinho equivale a uma hora do dia. Em Total Cloud ele dá a porcentagem do céu que estará coberta por nuvens. Quanto mais encoberto, mais a iluminação costuma ficar suave. As coisas tendem a ficar mais uniformes e as sombras desaparecem.

Como disse ali em cima, o tempo encoberto é bem interessante para fotografar coisas com detalhes, como arquitetura. Também é uma excelente iluminação pra plantas e fores, porque as cores tendem a saturar menos também.

As três linhas abaixo referem-se à altura da cobertura de nuvens, sendo low as que estão mais embaixo e high as que estão na parte mais alta da atmosfera. É justamente quando temos muitas nuvens em high que a luz fica mais suave. Já as nuvens mais baixas, em low, vão criar sombras, que podem ser bem interessantes na fotografia de paisagem.

O app tá dizendo que tenho cobertura em nuvens baixas hoje, e é verdade mesmo. Dá uma olhada:

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Visibilidade e neblina

Em seguida, temos visibility e fog. Visibilidade é quantos quilômetros de distância dá pra enxergar. Hoje, a condição aqui é de 10 km. Essa condição varia bastante com a temperatura, a umidade e a poluição. Esse é um parâmetro bem importante pra quem gosta de fazer foto com muito zoom, porque se a visibilidade não estiver perfeita, a foto fica bem borrada.

Já o fog diz qual é a quantidade de neblina, que hoje é 0 aqui. Então, pra mim, não é um bom dia pra fotografar. Aqui em Campinas nunca é, na verdade. Então, fique de olho nessa linha pra encontrar os melhores dias e horários para ter neblina.

O resto das funções são coisas normais de meteorologia, como previsão de chuva, ponto de orvalho, etc. Mas aí acho que o artigo começaria a ficar longo demais, e também ficaria um pouco fora do que a gente precisa saber pra encontrar aquela condição de luz perfeita que a gente sempre quer. Então, por hoje é isso. Não deixe de dar uma olhada no meu Instagram, eu sempre coloco conteúdo lá que não tem aqui!

Fábio Ardito

Pelo mundo atrás de treta.

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