Yashica MF-3 Super: tutorial ilustrado para iniciantes

  • Post category:Fotografia

A Yashica MF-3 Super é uma câmera analógica compacta para filme 35mm pensada no usuário amador. Entretanto, ela conta com alguns recursos bastante interessantes. Entre eles, se destaca o ajuste de exposição, que se utiliza da regra Sunny 16.

Como ela era destinada a um público mais amador, um dos apelos do modelo era que ela vinha em diversas cores diferentes. A minha, que uso nesse exemplo, é preta com detalhes vermelhos. Consegui essa câmera por 10 reais na feira do rolo de Americana/SP. Elas são muito comuns e podem ser encontradas por aí realmente por um preço muito bom.

Também por ser voltada ao público amador, ela não possui ajuste de foco e nem de velocidade de obturador, já que a ideia é ser uma câmera saboneteira.

Como colocar filme na Yashica MF-3 Super

Traseira da Yashica MF-3 Super

Para colocar filme na Yashica MF-3 Super, basta seguir esses passos:

  1. Abra a tampa traseira deslizando a trava que tem na parte de trás, à esquerda, para baixo.
  2. Puxe a alavanca de rebobinamento para cima.
  3. Insira o rolinho de filme na câmera com a sua ponta saindo para a direita.
  4. Passe a ponta do filme para o outro lado até ele passar por baixo do carretel vermelho.
  5. Verifique se os furinhos do filme estão engatados com as engrenagens. São elas que avançam o filme, então é bom se certificar. Caso não estejam, encaixe com o dedo mesmo.
  6. Feche a tampa.
  7. Pressione o disparado, o botão vermelho de tirar foto e puxe a alavanca de avanço do filme
  8. Repita a operação até o contador de quadros chegar na posição ‘1’. Verifique se a alavanca de rebobinamento gira conforme você avança o filme. Se não girar, é porque ele não encaixou nas engrenagens, então você precisa abrir e começar de novo.
  9. Vire a câmera de ponta cabeça e ajuste o ISO através do anel da lente, utilizando o valor correto para o seu filme. Veja aqui porque você deve usar o valor do filme.
  10. Pronto! Agora é só cair no mundo!

Como rebobinar e tirar o filme da Yashica MF-3 Super

Para rebobinar e tirar o filme da Yashica MF-3 Super, pressione o botão de liberação do carretel na parte inferior da câmera enquanto gira a alavanca de rebobinamento no sentido horário. Continue girando até sentir que o filme esteja livre, abra a tampa traseira e retire-o.

Como colocar pilhas na Yashica MF-3 Super

Para colocar pilhas na Yashica MF-3 Super, basta abrir o compartimento na parte inferior da câmera e inserir duas pilhas. A Yashica MF-3 Super utiliza duas pilhas AA. Siga a orientação da etiqueta que fica dentro do compartimento. Com a tampa virada para você, a pilha da direita deve ficar com o polo positivo (aquele mais pontudinho) pra cima, e a da esquerda com o negativo pra cima.

Caso você insira as pilhas invertidas, não tem problema porque a tampinha é feita para não dar contato com o polo errado. O máximo que pode acontecer é a câmera não ligar o flash. Se isto acontecer, tente invertê-las.

Além disso, como essas câmeras costumam estar abandonadas, é provável que você esteja ressuscitando a sua. Nesse caso, pode ser que os contatos estejam sujos ou até mesmo corroídos se houve vazamento de bateria dentro do compartimento.

Para resolver esse problema, use vinagre branco com um cotonete para limpar a corrosão dos contatos, tanto da tampa quanto lá dentro da câmera. Depois, passe outro cotonete com água para remover o vinagre e deixe secar. Porém, não pode ser qualquer vinagre branco, tem que ser de vinho. Aqueles de arroz ou de álcool não fazem o serviço.

Caso você não ache esse tipo de vinagre no mercado, use um spray limpa-contatos para molhar o cotonete e tente passar uma esponja de aço nos contatos. Depois limpe bem.

Por fim, mesmo que a parte eletrônica da câmera não esteja funcionando, ela ainda tira fotos normalmente sem o flash.

Como tirar fotos com a Yashica MF-3 Super

Tirar fotos com a MF-3 Super é realmente muito fácil, pois não tem praticamente nenhum parâmetro a ajustar. Basta seguir o procedimento que vou detalhar que não tem erro.

Como ajustar a exposição com a Yashica MF-3

Para isso, primeiro é preciso selecionar a exposição correta através do anel da lente que possui os ícones de Sol, raio e nuvem.

Para selecionar o correto, você deve usar o mesmo critério da regra Sunny 16, ou seja, o melhor é se basear pela sombra dos objetos ou pessoas que você vai fotografar. Por exemplo, se as sombras estiverem bem fortes e demarcadas, use a posição com o Sol. Se as sombras estiverem meio fracas mas ainda bem definidas, use a posição com o sol escondido numa nuvem (figura abaixo). Se estiver com pouca sombra, use a posição da nuvem.

Já a posição com o raio não quer dizer tempestade, é a posição que se usa para fotografar com flash, caso esteja escuro demais. Para saber se é necessário usar o flash, olhe pela janelinha e pressione o botão vermelho, de disparo, levemente. Se acender uma luz vermelha no canto superior direito, é porque precisa ligar o flash.

Como usar o flash na Yashica MF-3 Super

Para usar o flash na Yashica Mf-3 Super, basta deslizar o botão vermelho que tem na parte da frente da câmera para a posição que tem o raio. Depois, mova o anel de exposição, aquele que tem na lente, também para a posição com o raio. Espere até que o flash carregue, que será indicado pelo LED alaranjado do lado esquerdo da janelinha.

Quando acionar o botão do flash, deve ouvir um barulhinho bem característico enquanto ele carrega. Ao fotografar, tome cuidado para o seu dedo não encobrir o flash, senão a foto ficará escura.

Frente da Yashica MF-3 Super

Enquadramento

Para fazer o enquadramento, basta olhar pela janelinha, que chamamos de rangefinder e posicionar a câmera de modo a fazer a composição que você deseje da cena. Como a Yashica MF-3 é uma câmera bem simples e não há ajuste de foco, a função do seu rangefinder é só enquadrar mesmo.

Agora que você já ajustou a exposição, o flash e o enquadramento, puxe a alavanca de avançar o filme para ter certeza que a câmera está pronta. Agora é só apertar o botão vermelho para a câmera disparar.

Dica avançada: compensação de exposição

Se você já está começando a pegar a exposição no olho, pode compensá-la usando o anel de ISO. Por exemplo, se você julga que deve sobre-expôr a cena por um f-stop, desça um passo de ISO. Para subexpor um f-stop, suba um passo de ISO.

Por exemplo, se eu estou usando ISO 200, posso subexpor um passo subindo ele pra 400. Se quiser sobre-expor, posso mudá-lo para ISO 100. Lembrando sempre que essa operação não muda o ISO do filme.

Algumas fotos com a Yashica MF-3 Super

Aqui estão algumas fotos que tirei com a minha Yashica MF-3 Super usando um filme Kodak Color Plus 200. De maneira geral, acho a qualidade da óptica dela muito superior a maioria das saboneteiras que tem por aí, e acredito que ela seja ideal pra quem gosta de lomografia, que é fotografia com câmeras baratas.

Além disso, o sistema de ajuste de exposição por Sunny 16 funciona muito bem e consegui fotos com exposição perfeita com ela. Realmente um excelente ponto positivo.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre como usar a Yashica MF-3 Super, não deixe de perguntar nos comentários ou entrar em contato.

Fábio Ardito

Pelo mundo atrás de treta.

Este post tem 10 comentários

  1. Adelita

    Olá, você saberia me dizer qual a diferença entre a MF-3 e a MF-3 Super? Obrigada.

    1. Olha… sendo honesto, eu só conheço a MF-3 Super. Dá uma perguntada pro @dandao_cameravintage no instagram.

  2. Daniel

    No rangefinder, há um pequena luz vermelha que ao disparar se acende. Caso essa luz não acenda ao disparar quer dizer que a foto não foi tirada? Estou com um problema nessa pequena lâmpada e sempre que peço para revelação das fotos recebo apenas metade do que fotografei. Poderia me ajudar nesta dúvida?

    1. Se eu me lembro bem, pq já faz um tempo que vendi a minha, a luz indica só que precisa ligar o flash. Sobre tirar metade da foto, provavelmente é algum problema com o mecanismo que puxa o filme.

  3. 26 de julho de 2022

    qual filme compro?

      1. Aline

        Oi, Fábio.
        Comprei uma mas não tenho certeza se meu contador está funcionando. Coloquei o filme e a letra S continua aparecendo… Não sei se estou tirando as fotos ou não e tenho medo de abrir e queimar o filme

        1. Quando avança o dá pra sentir a resistência do filme? Se estiver, continua até o fim. Depois que gastar o filme, rebobinar e tirar, aí você testa com calma. Porém, quando coloca o filme, pode ser necessário avançar 2 ou 3 quadros até sair do S, dependendo da câmera. Na MF-3 eu não lembro quantos são.

  4. Wellington

    Não sei se ainda funciona este pequeno fórum mas vou tentar: tirei uma foto e esqueci de puxar a alavanca do avanço, então tirei outra foto por cima do mesmo filme sem querer, quando fui avançar o filme, a alavanca travou, como faço para destravar? Ainda faltam 5 filmes!
    Grato desde já!

    1. Não deveria ter disparado se vc não puxou a alavanca. Provavelmente tem algo errado com a câmera. Tënte rebobinar e tire o filme. Caso não consiga, abra a câmera numa sala escura pra não perder as demais fotos.

Deixe um comentário