5 dicas valiosas para arruinar qualquer foto

  • Categoria do post:Fotografia

Hoje eu acordei irônico, e como estava cansado de escrever artigos sobre como fazer as coisas direito, resolvi falar sobre como que faz para estragar qualquer foto, e sem fazer esforço. Piadas à parte, acabei escrevendo isso aqui porque são coisas que as pessoas fazem com muita freqüência, e elas quase nunca se dão conta. Na verdade, tem muita gente que acha que tá abafando justamente porque comete muitos desses erros aqui. Talvez os mais comuns e intencionais sejam o excesso de saturação e os ângulos estranhos.

Porém, se você comete uma dessas coisas, fique tranquilo. Além de não contar pra ninguém, ainda vou te dizer, em cada exemplo, como que faz do jeito certo e porque dá errado. A ideia é sempre melhorar, é claro. E pra melhorar, a gente precisa prestar atenção ao que está errado. Sem contar que, das coisas que eu falo nesse artigo, eu mesmo já fiz todas e muitas mais, e é assim com todo mundo.

Dias ensolarados são os melhores para fotografar

Sim, o ideal para fotografar é quando as coisas estão bem iluminadas, o dia está ensolarado, o clima quente… só que não. Isso aí é bom pra ir na praia, curtir um passeio no parque e ter um bom tempo de lazer. Já pra fotografar, é péssimo. Tem várias razões pra isso. A primeira é que as fotos ficam com cara de comum. É só mais um dia normal, não tem cores, as sombras são todas fortes. Dê uma olhada nessa foto abaixo, ela foi tirada num dia assim. Pra passear estava excelente, mas a foto ficou totalmente sem graça.

Exatamente a mesma cena, só que agora com um nível de HDR adequado e algum pós-processamento. Melhorou muito, né? Foto: Fábio Ardito com Nikon P510 em Perugia.

Nesse caso o cenário até ajudava, afinal a arquitetura ali é magnífica, mas é assim que faz pra transformar algo espetacular em ordinário. Agora imagina o que aconteceria se eu tivesse tirado a foto no finalzinho tarde, com o sol alaranjado pegando só de um lado da igreja. Isso sim teria ficado um belo fotão, digno de pendurar na parede. Tipo esse abaixo, que eu tirei justamente nesse horário. Essa foto aí e muitas outras estão disponível na minha galeria, e sempre que você adquire uma das fotos de lá, estará ajudando a manter o trabalho do blog!

Enche de saturação e contraste, vai dar super certo sim!

Claro, o que seria das fotos de Instagram sem uma quantidade infinita de saturação e contraste! Esse é um dos erros mais comuns na internet, e o povo realmente exagera feio. Aliás, parece que tem uma moda entre influencers de encher as fotos de saturação e vibração, aí elas ficam até com a pele laranja! Fotos de praia é uma outra categoria que o povo costuma sentar o pau nessas coisas, e a foto fica parecendo um desenho colorido com três lápis. Não me leve a mal, mas uma foto muito saturada é cansativa e, muitas vezes, feia. Vou dar um exemplo abaixo, vamos ver o que você acha. Essa foto abaixo é como as pessoas costumam deixar para postar na internet.

E essa é a versão dela com as cores bem equilibradas e tratadas. Note que, na de cima, toda saturada, as cores são completamente irreais, e a cena fica parecendo um quadro mal pintado. Aumentar demais a saturação é um meio de fazer a foto chamar mais a atenção, e funciona. Só que, também, pode parecer que a edição foi bem mal feita e, geralmente, esse é um erro cometido por iniciantes. Eu mesmo já fiz muito disso, e é preciso ganhar um certo autocontrole pra não fazer mais. A propósito, essa foto eu tirei numa cidade chamada Riva del Garda, no norte da Itália. É um dos lugares mais espetaculares que eu já estive.

Só pra efeito de comparação, olha aquela foto que fiz no pôr-do-sol ali em cima, e veja como ela fica elegante quando todas as cores estão bem equilibradas e o contraste está bem ajustadinho.

Faz umas perspectivas bem esquisitas

Essa é mais uma dica pra arrasar (no mau sentido) com as suas fotos! Na dúvida, faz um ângulo bem estranho! Isso aqui costuma ser muito comum, especialmente quando o lugar é muito apertado e não permite que dê pra enquadrar as coisas bem de frente. Porém, tem horas que a gente faz dessas achando que vai ficar o máximo, tipo essa aí a seguir.

Fazer esse tipo de ângulo tem vários problemas. O primeiro é que ele é esquisito mesmo. O foco fica difícil de acertar, pode ver que só a parte inferior esquerda está no foco. Além disso, fica difícil até discernir qual é o assunto, só dá pra ver que é uma igreja. Outro problema é que a arquitetura é feita para ser vista de um determinado ângulo para fazer sentido, e nem sempre funciona. Essa foto tirei com uma Olympus Trip 35 analógica na igreja do meu bairro.

Mas, às vezes dá pra fazer ângulos diferentes e ficar legal. É uma questão de encontrar uma vista em que as coisas façam sentido, tipo essa abaixo, que tirei na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Nessa, eu aproveitei a forma da coluna e dos arcos pra ligar as diagonais da foto. Até que ficou bem legal, mas vai uma certa prática pra acertar.

Coloque alguma coisa bem nada a ver no meio

Essa aqui é mais uma clássica. A pessoa quer inovar, ser criativa e aí ela faz o quê? Coloca alguma coisa que não tem nada a ver bem no meio da foto! O exemplo clássico que eu sempre dou aqui no blog é essa foto abaixo! Por que diabos o cara foi colocar aqueles tênis ali?

Mas esse é um exemplo extremo. Existem outros muito mais corriqueiros e que eu vejo o tempo todo. Um deles é gente passando na hora errada. Outros exemplos clássicos são lixo aparecendo e carros fora do contexto. O fato é que, muitas vezes, temos que ajeitar a cena ativamente, tipo indo lá e colocando o lixo no lugar, ou ficar esperando as pessoas e carros entrarem e saírem da cena até ficar bom. Essas coisas são uma espécie de exercício de paciência, mas isso é uma das coisas que fazem os grandes fotógrafos. Elas são a diferença entre o cara que tava com a câmera na mão casualmente e fez um clique qualquer, e um fotógrafo de verdade que trabalhou a foto até a visão dele ficar registrada ali.

Dica de ouro: deixe o horizonte torto

Sim, de todas as dicas para arruinar fotografias, essa é a que todo mundo tem que seguir! Deixar o horizonte torto é um pré-requisito pra toda foto estragada! E tem como arruinar fotos de lugares espetaculares assim, como esse aí embaixo. Esse lugar é Polgnano a Mare, cidade que nasceu o meu bisavô. Fiz essa foto com o celular mesmo, quando fui visitar. Olha como a foto ficou descompensada!

Só que esse defeito costuma ser fácil de arrumar. Qualquer app de edição de fotos endireita bem fácil. Veja só a diferença, com o horizonte bem arrumadinho. A diferença é meio sutil, mas as pessoas percebem. Pra você ter uma ideia de como esse problema é comum, outro dia eu estava vendo um concurso internacional de fotografia, e uma das dicas que eles davam para os inscritos era arrumar bem o horizonte! E não era um concurso de amadores, não. Era ultra alto nível o negócio, e até lá as pessoas cometiam esse erro!

Conclusão

No fim das contas, tudo o que é preciso pra destruir completamente uma foto, por mais que ela seja tirada num lugar espetacular, é não prestar atenção nos detalhes, ser preguiçoso e apressado. Um pouco de atenção e capricho, em qualquer área da vida, faz uma bela diferença, e na fotografia não podia ser diferente. E se, depois de ler esse artigo, você quiser se aprimorar ainda mais, não deixe de ler esse sobre 7 coisas que eu queria ter aprendido antes e tem esse outro aqui que é um passo-a-passo sobre os exageros de edição mais comuns e como que faz pra evitá-los! Aposto que vai te ajudar muito! E você também pode me seguir no Instagram!

Fábio Ardito

Pelo mundo atrás de treta.

Deixe um comentário