Pode parecer até sem sentido nos dias de hoje tentar divulgar fotos sem usar o Instagram ou outras redes sociais, mas existem muitos meios que são inexplorados justamente por causa dessa mentalidade. Pensando fora da caixa, sempre existem muitas oportunidades abertas apenas esperando que alguém as use.
Como resolvi abandonar todas as redes sociais, já que não quero estar a mercê dos seus algoritmos, desenvolvi essa lista para substituir o trabalho em Facebook, Instagram e Twitter por estratégias que se baseiam muito mais no mundo real do que na internet, apesar de usar uma mistura das duas coisas.
O que é o marketing, afinal?
No fim das contas, o marketing nada mais é do que tornar algo conhecido e encontrar pessoas que gostem dessa coisa. O algo pode ser qualquer coisa, inclusive uma pessoa. Assim, sempre encare o trabalho de divulgação de fotos, dentro ou fora da internet, como um em que a sua imagem é divulgada e trabalhada para o maior número possível de pessoas.
Assim, elaborei essa lista como uma série de ações que, se tomadas conjuntamente, certamente farão o seu alcance crescer muito sem depender da boa vontade das redes sociais. Aliás, elas não precisam ficar de fora de uma estratégia global de marketing, mas não também precisam ser as protagonistas. Dito isso, vamos ao que interessa, que são 10 meios de divulgar suas fotos (e crescer a sua imagem profissional) sem usar redes sociais.
O fim do crescimento orgânico nas redes sociais
Quando as redes sociais começaram, a sua grande vantagem é que elas distribuíam o conteúdo entre os usuários de forma muito eficaz. A gente postava um negócio e, dez minutos depois, tinha gente que nunca tinha visto na vida interagindo. As coisas viralizavam com grande velocidade, e esse era o grande chamariz desses sites.
Com o tempo, o modelo de negócios, especialmente do Facebook (que é dono do Instagram) começou a mudar, já que eles não precisavam mais cativar usuários, uma vez que praticamente todo mundo já estava em uma ou outra rede. A partir de um certo ponto, as duas plataformas sociais passaram a girar em torno de anúncios pagos e, hoje, praticamente não há mais muitos meios fáceis de se crescer nessas redes sem gastar com anúncios.
Os algoritmos de hoje impedem a circulação ampla de conteúdo
O maior problema é que, mesmo tendo uma lista enorme de seguidores, seu conteúdo não é distribuído para toda a lista, apenas para uma parcela pequena dela. O único meio de ganhar nesse terreno é jogar o jogo das modas do Instagram, que basicamente consiste em ficar publicando coisas que eles inventam continuamente e que, ainda por cima, a gente tem que adivinhar. Aí o marketing nessas redes fica trabalhoso demais e o resultado ainda é parcial, já que, por mais que você se esforce, o conteúdo não vai parar na tela de todo mundo mesmo.
Foi por isso que eu desisti de crescer no Instagram e parti pra outras coisas. Hoje o meu perfil serve só para fidelizar um ou outro leitor aqui do blog que goste da rede. No entanto, meu trabalho maior de divulgação não é lá. Dito isso, vamos aos 10 meios de divulgar suas fotos sem usar o Instagram.
Site de portfólio
Pense num site de portfólio como uma vitrine onde vai expor a sua arte. É através dele que as pessoas vão poder ver qual é a melhor parte do seu trabalho. O melhor de tudo é que você tem controle total sobre o conteúdo. Além disso, existe uma outra coisa que é importantíssima, que se chama SEO, ou search engine optmization. O que o Google faz é ficar visitando o seu site periodicamente e catalogando o que tem lá. Aí ele classifica esse conteúdo de acordo com os termos que as pessoas costumam colocar nas buscas.
O que isso quer dizer? Vamos a um exemplo prático. Qual é a primeira coisa que o Google mostra quando alguém busca o seu nome? O ideal é que apareça o seu trabalho e as suas informações e não alguma coisa de um site de terceiros. Se você montou seu site de portfólio do jeito certo, colocou uma biografia interessante e rica em informações com fotos em alta definição, o Google vai acabar colocando o seu site como o resultado principal para o seu nome. Isso quer dizer que sempre que alguém colocar o seu nome no Google, o seu site vai aparecer em primeiro lugar, e as pessoas provavelmente vão clicar nele.
SEO de imagens
O mesmo vale para as suas fotos. Quando alguém digitar seu nome no Google, o ideal é que suas fotos apareçam em primeiro lugar na aba de imagens. Esse trabalho leva tempo para dar resultados, mas é crucial. Afinal, lembre-se que todo o marketing se resume a tornar-se amplamente conhecido e o Google é a maneira mais eficaz de se fazer isso.
Vale a pena gastar um tempo estudando as ferramentas de SEO (search engine optimization) para dominar as buscas. Você vai gastar um ou dois meses preparando um bom site e depois ele faz o trabalho sozinho por anos. Uma dica que vale muito mais que barras de ouro é o chamado SEO local. Você pode otimizar o seu site para as buscas que dependem da localização do usuário. Por exemplo, tem muito menos concorrência por fotos na cidade de Americana do que no Brasil todo.
Outra dica é comprar o domínio seunome.com, assim as pessoas podem facilmente te encontrar e isso vai ajudar a fixar o seu nome no mercado. Enfim, esse é um assunto que daria um artigo bem longo, mas a ideia aqui é ser um ponto de partida pra você escapar de ter que divulgar suas fotos só pelo Instagram.
Grupos de Whatsapp
Se as tias do Zap foram capazes de mudar o rumo de uma eleição presidencial, imagina o que elas são capazes de fazer com as suas fotos! Grupos de Whatsapp podem ser uma ferramenta poderosa para juntar um audiência e, mais importante, tornar-se conhecido.
A maior vantagem do Whatsapp é a facilidade de distribuição de conteúdo. Uma vez que você encontre alguns contatos que gostem do seu trabalho, essas pessoas se incumbirão de passar suas fotos pra frente sozinhas, um processo totalmente orgânico e viral. As chances de viralizar um conteúdo desse jeito são absurdamente maiores do que no Instagram, cujo algoritmo age justamente para impedir a disseminação de conteúdos orgânicos, conforme já expliquei nesse artigo.
Outra vantagem é que você pode usar o Whatsapp para levantar o tráfego do seu site de portfolio. No caso de aplicativos de mensagens, é quase a mesma coisa que divulgar suas fotos em redes sociais, só que sem a desvantagem de usar algoritmos, o que quer dizer que todo mundo da sua lista vai receber o conteúdo que você mandar, ao contrário do Instagram, que gira em torno de uns 30% dos seus seguidores.
Canais de Telegram
O Telegram tem sido usado de maneira crescente por muitos influenciadores para criar canais de disseminação de conteúdo. A lógica de funcionamento é muito semelhante ao Whatsapp, mas ele conta com algumas ferramentas específicas para isso.
A principal diferença entre um grupo de Whatsapp e um canal de Telegram é que o canal não é um grupo de discussões. Você posta o conteúdo lá e os seus seguidores têm algumas opções de interações, que você define quais são, como comentários. Assim, é bem mais fácil manter o controle e evitar guerras civis que acontecem bastante nos grupos.
A lógica de disseminação é a mesma do Whatsapp. você vai ter que dar um jeito de conseguir juntar os contatos, já que ele também não é uma rede social.
Cartões de visita e folhetos
A gente menospreza muito os métodos com os quais nossos pais e avós ganhavam a vida, já que eles parecem ultrapassados no mundo dinâmico de hoje. Só que eu tenho novidades pra você: o mundo real ainda está vivo e passa bem. As pessoas andam na rua, freqüentam bares, cafés e feiras. Quer dizer, com essa história toda de corona, a coisa foi pausada, mas uma hora terá que voltar ao normal. Além disso, seu avô ganhou a vida sem usar o Instagram pra divulgar fotos, então deve ser possível ainda.
O fato é que você pode preparar cartões que convidem as pessoas a entrarem no seu grupo de Whatsapp, por exemplo, e espalhar esses cartões nos lugares que o seu público alvo freqüentam, como cafés. Deixe meia dúzia de cartões em cada mesa. Você pode pedir para o dono do estabelecimento colocar uns cartões ali. O máximo que vai acontecer é levar um não. Como dizem, se o não você já tem, só falta buscar a humilhação.
Com isso, você vai estar pescando pessoas que talvez não conseguisse alcançar digitalmente, e elas podem ser ótimas para divulgar suas fotos, afinal o mundo real não vive de métricas como o Instagram.
Publicidade em negócios locais
Outra alternativa é expor o seu trabalho localmente. Por exemplo, um quadro num consultório de dentista vai ser visto por dezenas de pessoas todos os dias, então pode ser uma excelente alternativa. Outras opções muito boas são restaurantes, escolas de idiomas e cafés. Considere conversar com o síndico do seu condomínio, assim você pode colocar suas fotos na decoração das áreas comuns e fazer contato com pessoas próximas também.
Esse é um meio bastante eficaz de atingir o público mais amplo e divulgar suas fotos sem usar redes sociais. Porém, pode ser necessário fazer um investimento para imprimir, enquadrar e distribuir gratuitamente seus melhores trabalhos.
Além disso, também é necessário assinar ou colocar um logo em alguma parte visível para que as pessoas comecem a identificar a sua marca e, por coneqüência, você. Não adianta muito todo mundo olhar e não conseguir identificar facilmente quem foi que fez a foto.
Deixe uma pista clara de como te encontrar. Lembra do site de portfólio? Então, quando alguém ver o seu nome num quadro e digitá-lo no Google, seu site precisa ser o primeiro da lista.
Artigos em sites e revistas conhecidos
Outra opção é tentar publicar artigos em sites mais conhecidos que você. Com isso, você vai mostrar seu trabalho para pessoas que já possuem uma certa reputação no seu meio de atuação. É assim que as carreiras começam a crescer, quando você ganha moral com as pessoas que dominam a área. Se você ficar simplesmente publicando no Instagram, por mais que consiga seguidores, pode ser que nunca saia dessa vidinha. Um ditado bem comum no meio do marketing digital é que ninguém vai na padaria com likes.
Além disso, com o tempo, você vai ser convidado para participar de eventos, congressos, palestras, etc. Esse é um meio de se transformar num profissional ativo e influente entre as pessoas mais importantes da sua área. O problema das redes sociais é que elas provavelmente limitarão aquilo que você pode ser capaz de fazer, enquanto que agindo entre as cabeças, você pode conseguir coisas muito mais importantes. Fora que, como eu disse lá em cima, a concorrência local sempre é menor que a global. Começar por se destacar no seu bairro deveria ser a coisa mais natural do mundo. Aliás, no Instagram a concorrência sempre é global, o que é uma péssima desvantagem usar o app para divulgar suas fotos.
Uma outra dica é procurar as publicações que têm a ver com o seu tema favorito ou com aqueles que você se saia melhor. Se o seu negócio é fotografar paisagens, tente achar alguma revista ou site de viagens ou, quem sabe, uma agência de viagens pequena no seu bairro. Revistas de arquitetura podem ser uma boa opção também. Aqui é questão de montar um bom e-mail de apresentação e mostrar o seu portfólio para algumas pessoas até que uma delas queira publicar seu trabalho. Uma vez vencida essa etapa, mais portas começarão a se abrir!
Aulas em cursos locais
Toda igreja e clube costuma fornecer cursos para as pessoas do bairro. Pode reparar que é extremamente comum encontrar ofertas nos quadros de avisos de igrejas, por exemplo. Então, uma excelente oportunidade é se oferecer como professor de fotografia num cursinho desses. Isso é extremamente interessante porque você passa a tornar-se conhecido no bairro e pode começar a juntar pessoas no seu grupo de Whatsapp ou Telegram. Sem contar que as pessoas admiram os professores e, com isso, você vai criar uma base fiel de seguidores de carne e osso.
Usando essa estratégia, você pode facilmente atingir centenas de pessoas por ano, com a vantagem de que o laço social como professor é muito forte e vai criar uma base social bastante sólida. Até hoje tenho alunos (de física!!!!) que conheci há mais de 10 anos e eles ainda me seguem.
Participar de exposições de arte da sua cidade
Toda cidade possui centros culturais e pode não ser muito difícil entrar nessas pequenas exposições. Aliás, elas são excelentes para criar contatos e, posteriormente, participar de mais exposições e publicar seu trabalho por aí. Imagine uma exposição como um Instagram da vida real, onde você pode divulgar as suas fotos no mundo de verdade, sem usar redes sociais.
Inclusive, algumas instituições sempre fazem essas coisas, como o SESC e secretárias municipais de cultura. Também é possível organizar uma pequena exposição ou colocar um pequeno mural na paróquia do seu bairro ou na entrada do seu condomínio, por exemplo. Tudo é uma questão de conversar com algumas pessoas e, se o seu trabalho for bom, pode ter certeza que elas ficarão mais do que felizes em expô-lo pra você! Nunca se esqueça que os artistas enriquecem a vida das pessoas!
Blog profissional
Outra maneira de conseguir tornar-se conhecido e divulgar suas fotos sem usar redes sociais é através de um blog profissional. A ideia é criar conteúdo que ajude as pessoas a resolverem pequenos problemas ou trate de alguns assuntos que muita gente tenha interesse. Sabe a história de SEO que falei lá em cima? Então, funciona do mesmo jeito, só que, ao invés de disputar as buscas pelo seu nome, a disputa é por responder as dúvidas das pessoas.
Se o trabalho for bem feito, seus artigos começarão a aparecer nas buscas do Google e as pessoas começarão a acessar o seu blog. Desse ponto em diante, você pode começar a criar uma marca pessoal e oferecer ainda mais conteúdo para as pessoas. Com um blog profissional e tráfego, também é possível vender seus próprios produtos e começar a viver da sua fotografia, mesmo que ela seja puramente autoral. O Google tem potencial para trazer dezenas de milhares de pessoas para o seu site todo mês! Imagina quantas dessas não vão admirar o seu trabalho?
Um blog é um trabalho duro, longo e sistemático
Porém, um blog não é simplesmente um lugar que você escreve aquilo que tem no coração. O trabalho envolve muita pesquisa, tanto de termos de busca quanto para escrever bom conteúdo para esses termos. Apesar de não parecer, um blog profissional é um trabalho de tempo integral, como comento nesse artigo aqui.
Por outro lado, tem as suas vantagens. Sua agenda é completamente flexível e você pode dosar as suas horas de trabalho e até tirar umas férias sempre que quiser. Porém, a maior dificuldade com blog é conseguir tráfego suficiente, o que pode demorar até mesmo alguns anos. Não espere bons resultados em menos de 24 meses. Aliás, faz um ano e meio que comecei esse aqui, e agora que tá começando a dar resultados mais sólidos.
Mas tem mais vantagens, o blog pode ter alcance internacional, já que você vai aparecer em todos os lugares onde o idioma que você escreveu seja falado. Aqui, existe uma grande vantagem para quem fala inglês, é possível ir para o mercado global ao invés do nacional, e nem precisa falar as vantagens disso!
Na minha opinião, um blog é a melhor de todas as estratégias porque ele tem o potencial de se tornar renda 100% passiva, quer dizer, te dar um retorno financeiro sem precisar trabalhar continuamente.
Listas de e-mail
Depois de todo esse trabalho, o ideal é juntar todos os contatos que você conseguiu numa lista de e-mails. A ideia é que toda a divulgação que você fez convirja para um meio que você possa usar os e-mails das pessoas para fazer a divulgação. A grande vantagem do e-mail é que ele é um método de contato direto que você pode mandar o conteúdo que quiser, para quem quiser e sem nenhum algoritmo se intrometendo no seu caminho e limitando o número de pessoas que você pode atingir, exceto o filtro de spam, que às vezes é meio chato.
Existem muitas estratégias de e-mail e, se usadas direitinho, podem construir uma boa reputação entre as pessoas que o recebem. Para isso, é preciso criar um conteúdo que as pessoas gostem e que não as fique sobrecarregando com ofertas, afinal é muito chato ficar recebendo propaganda o tempo todo. Como a grande maioria das campanhas de e-mail são spam, distribuir um bom conteúdo assim é uma excelente estratégia obrigatória para construir uma imagem diferenciada no mercado.
Além do mais, o que seria uma base de seguidores senão uma lista de pessoas que potencialmente irão receber o seu conteúdo através de uma rede social? Usar uma lista de e-mails é exatamente a mesma coisa, só que sem o intermediário e com a garantia de que quase todo mundo vai receber o que você mandar.
Conclusão: Não é preciso usar o Instagram para divulgar suas fotos
A grande verdade é que as redes sociais, especialmente o Instagram, vendem a ilusão de que é fácil tornar-se famoso e influente rapidamente. Isso já foi verdade há muitos anos, quando havia poucas pessoas fazendo essas coisas online. Com o passar do tempo, conforme esses espaços foram sendo preenchidos, a concorrência foi ficando cada vez maior e a dificuldade ficou equivalente, ou maior, à dos meios offline. Isso, ainda, sem contar a mudança de paradigma da própria plataforma, que agora opta pela distribuição paga.
Porém, as oportunidades estão aí, e especialmente aqui no Brasil, as pessoas tendem a se acumular todas no mesmo espaço e na mesma atividade. Foi exatamente o que aconteceu com as redes sociais. Praticamente não tem fotógrafos trabalhando fora do Instagram mais, o que significa que deve haver um nicho para pessoas que preferem divulgar suas fotos sem usar redes sociais.
A grande oportunidade é que existem esses imensos buracos locais, e quem tiver a disposição de ocupá-los só tem a ganhar! Para isso, basta fechar o Instagram e começar a trabalhar hoje mesmo na divulgação das suas fotos fora das redes sociais.