Como a postura afeta a nitidez das suas fotos

  • Categoria do post:Fotografia

Hoje em dia, uma das maiores preocupações na fotografia é a nitidez da imagem, principalmente porque a moda é fazer quadros gigantes e, quanto maior a ampliação da foto, mais ela precisa ser nítida. Nesses casos mais extremos, qualquer pouquinho fora do ideal e a imagem vai parecer bem ruim. Por isso, é bom saber algumas coisas para aumentar o máximo a nitidez das fotos, e a maior parte delas é só questão de adquirir alguns hábitos. Entre essas coisas, uma que pouco se fala é como a postura pode afetar bastante a nitidez das suas fotos.

No fim das contas, as duas coisas que mais afetam a nitidez da imagem são o foco e movimento, como já expliquei bem detalhadamente nesse artigo aqui. No caso do foco, é preciso saber fazer a câmera pegar exatamente o que você quer e. Já no caso do movimento, um fator determinante é vibração e a coisa que mais faz os detalhes das suas fotos sumirem é o tremor das mãos. Nenhum ser humano – pelo menos nenhum normal, tem as mãos 100% estáveis. Todo mundo tem um tremorzinho, e ele faz parte da própria biologia dos nossos músculos. Porém, existem meios que podem ampliá-lo ou reduzi-lo, e o seu corpo todo tem um papel fundamental nisso.

Como você segura a câmera?

Vamos começar pelo básico. Faz um joinha com o polegar e estende o braço. Repara como a ponta do polegar não fica paradinha no lugar porque o braço todo fica tremendo. Agora, traga o cotovelo para junto do corpo e veja como o polegar treme bem menos. Imagina esse efeito na sua câmera. Além desse tremor natural, o peso da câmera ajuda a aumentar a fadiga e piorar o problema.

Braços

Como a maioria de nós, hoje, está acostumado com celular, muita gente usa a câmera no modo liveview pra ver a imagem pela tela ao invés de usar o viewfinder (que é a janelinha). O problema disso é que, com os braços esticados, seus músculos têm bem menos apoio do que com os cotovelos apoiados no corpo. Pra piorar a situação, depois de alguns segundos você começa a cansar e a tremer cada vez mais. Tenta ficar com o braço esticado dois minutos pra você ver. E quem gosta de usar a tela da câmera, quase sempre vai esticar os braços.

Então, uma boa ideia mesmo é usar o viewfinder. Assim você pode aproximar a câmera do rosto, dobrar os cotovelos e apoiá-los nas costelas. Isso cria uma postura bem mais firme, confortável e menos cansativa. Aliás, cansaço é um problema bem sério nessas coisas, porque o corpo vai ficando cada vez menos estável, então é bom evitar.

Pernas

A posição das penas, como você já deve estar pensando, também é muito importante. É bom sempre evitar ficar com os pés juntos ou em posições estranhas, pelos mesmos motivos acima. O problema das posições estranhas é que se você não estiver acostumado com elas, vai esforçar músculos que normalmente não são usados, e eles cansam rapidamente, causando tremor e perda de estabilidade.

Nessas de abaixar e esticar pra pegar aquele ângulo, já voltei pra casa com as costas travadas! Nesses casos, é melhor levar um tripé e deixar ele fazer o serviço pra você. Ou, ainda, você pode não ser sedentário como eu, isso também resolve o problema!

Já a postura ideal é aquela que trava o corpo numa posição. A mais clássica é a usada em técnicas de tiro. Os pés ficam um pouco afastados um do outro, mais ou menos a mesma distância dos ombros, e com um deles um pouquinho pra frente e outro pra trás. Nessa posição, seu quadril fica estabilizado tanto frontal quanto lateralmente, e você só precisa mover o tronco para se posicionar. Com os pés juntos, você fica parecendo um boneco de posto, segurando todo o movimento no tornozelo.

Mão direita

As câmeras costumam ter aquela parte mais gordinha do lado direito (olhando por trás). Você deve ter notado que aquela parte tem um formato que encaixa certinho na mão. Pois é pra isso mesmo que ela serve. A melhor maneira de usar a empunhadura é colocar a parte de trás da câmera contra a base da mão, que é justamente a parte mais estável por que ela tem poucas articulações. Daí você coloca os dedos anular e médio na parte da frente da empunhadura e o mindinho passa pela base da câmera.

Com isso, a câmera fica bem estável no sentido de rotação da mão. Já o polegar fica livre pra acionar os botões na parte de trás da câmera, e o indicador para acionar o botão de disparo e as funções ali daquela região. Esse é o modo como a câmera foi feita para ser segurada, e você pode ter uma boa ideia de como é feito na foto abaixo. Porém, note que, somente segurando a câmera desse jeito, ela ainda é instável no sentido de rodar para cima ou para baixo, e já vamos ver como que faz pra resolver isso.

Image by Michal Jarmoluk from Pixabay

Mão esquerda

A maioria das câmeras não costuma ter muitas funções na mão esquerda. Então, ela serve para ajustar algumas coisas no corpo da lente e, principalmente, para dar sustentação à base da câmera. O jeito certo é segurar a câmera pegando no barril da lente mesmo. Você usa a base da mão para apoiar o corpo da câmera e segura a lente com os dedos anular e médio. Com isso, o indicador e o polegar ficam livres para girar os anéis de focalização, zoom ou abertura, dependendo da lente que você estiver usando.

O jeito certo de segurar a câmera é esse aí da foto abaixo, com os cotovelos bem travados, a mão direita bem firme na empunhadura e a esquerda estabilizando a lente. Note que, fazendo assim, a tendência da câmera de girar para cima ou para baixo é bem menor, e isso também ajuda a evitar as mergulhadas na hora de clicar.

Image by Bruce Emmerling from Pixabay

Como NÃO segurar a câmera

Como tudo na vida, existem poucas formas de segurar a câmera corretamente, mas existe uma infinidade de erradas. Não que isso seja uma regra rígida, afinal você sempre deve testar o que funciona melhor pra você, e isso também varia de uma situação pra outra. Mas sempre tem algumas coisas que é bom saber evitar. Na verdade, eu fui procurar umas fotos no Pixabay pra ilustrar as posições, e tinha muito mais erradas do que certas! Vamos dar uma olhada nuns exemplos.

Mão esquerda sem suporte

Esse cara da foto abaixo está segurando a câmera de um jeito super instável, porque a mão que está na lente não está dando suporte pra ela. Na verdade, a única função da mão esquerda ali é acionar o anel de zoom da lente. Só que, além de não dar suporte, a mão naquela posição é menos estável porque os ossos do braço estão cruzados. Então, sem suporte, ela na verdade tá servindo só pra induzir vibração na câmera. Nesse caso, é bem melhor usar uma mão só.

Image by Gerd Altmann from Pixabay

Já essa próxima, então, tá praticamente empurrando a lente pra cima. Do jeito que a moça segura a câmera, os dedos da mão esquerda praticamente fornecem um eixo pra ela girar pra cima e pra baixo. A mão direita dela também está errada, porque mesmo em câmeras sem empunhadura, como essas mais antigas, ainda dá pra apoiar com a base da mão. Isso sem contar que, sem o apoio da base, a chance de dar aquele mergulho na hora de pressionar o disparador é grande.

Image by SplitShire from Pixabay

Outros erros

Outra coisa que eu já vi é gente pegando na empunhadura da câmera com os dedos, sem encostar as palmas da mão. Também já vi gente usando a mão direita como uma bandeja e, honestamente, eu não sei como o cara fazia pra acionar o disparador. Porém, esses casos são mais difíceis de ver porque eles são contra-intuitivos. Do jeito como a câmera é feita, a mão direita já cai de maneira meio natural nela. Então, os erros mais comuns na hora de segurar a câmera costumam estar relacionados à postura corporal e à mão esquerda. Aquele jeito de segurar a lente só com os dedos é extremamente comum, e já vi aos montes.

Sempre tente travar o corpo todo

A última dica de ouro é sempre posicionar o corpo todo de tal forma que ele fique travado. Por exemplo, usando as duas mãos corretamente, a câmera não tem tendência de girar em nenhum eixo porque uma trava a outra. Com os cotovelos nas costelas, a tendência de deslocar lateralmente também diminui. Com os pés formando um cavalete, praticamente não tem como o quadril se deslocar. Tirando isso, não tem muito segredo. E você vai notar que a qualidade dos detalhes das fotos vai melhorar absurdamente fazendo essas coisas porque elas diminuem bastante a quantidade de vibração da câmera.

E vale lembrar que tudo isso faz parte do básico de fotografia e são refinamentos que você vai aprendendo durante o caminho. Não deixa de me seguir no Instagram, porque sempre tem bastante material lá que não tem aqui! Um abraço e te vejo por lá, e por aqui também!

Fábio Ardito

Pelo mundo atrás de treta.

Deixe um comentário