A Yashica FX-D é uma câmera japonesa de filme em formato 35mm. Lançada nos anos 70, era um projeto bastante inovador pois contava com um sistema de temporização, controle e fotometria totalmente eletrônicos.
Esses recursos garantem à Yashica FX-D um controle muito preciso na exposição e na fotometria. Além disso, como o seu corpo e algumas partes da lentes são de plástico, ela é muito leve e portátil. Também me agrada o seu tamanho reduzido se comparado à outras câmeras como a Pentax K1000, a Zenit 122 e a Zenit 12XP.
Outro diferencial é o modo de prioridade de abertura, na qual o usuário seleciona o valor da abertura da lente e a câmera automaticamente seleciona a velocidade do obturador, exatamente como nas câmeras modernas. Isso fazia dela uma opção na faixa de mercado intermediária, disputando com câmeras como a Praktica B200, Olympus OM-1 e a Pentax ME Super.
Partes e comandos da Yashica FX-D
A Yashica FX-D possui muitos comandos no seu corpo e ela um pouco diferente de operar do que a maioria das câmeras na mercado. Porém, justamente por isso, possui muitos recursos interessantes, como veremos.
Na frente da câmera se encontra uma alavanca junto ao botão de acionamento do fotômetro. Essa alavanca seleciona vários modos de operação diferentes, como veremos adiante.
Na parte de cima ela é bem mais convencional, contando com uma sapata para flash, o rebobinador, a alavanca de avanço do filme e o seletor de velocidades do obturador. Já os comandos de abertura e velocidade estão localizados no barril da lente, conforme mostrado abaixo.
Na parte debaixo temos a rosca para montagem de tripé, na medida 1/4″, padrão de mercado. Embaixo também fica o liberador do carretel e o compartimento de baterias.
Como instalar baterias na Yashica FX-D Quartz
Para instalar baterias na Yashica FX-D Quartz, basta seguir esses passos:
- Remova a tampa das baterias com o auxílio de uma moeda de 5 centavos. Basta girar no sentido anti-horário para desrosquear. Aqui fica um conselho. Tome cuidado ao tentar tirar a tampa porque ela é feita de plástico mole e se danifica muito facilmente. Caso isso aconteça, pode ser que ela fique presa e não tem como tirar sem terminar de estragar. Além disso, não existem mais peças de reposição para essas câmeras, então tome cuidado.
- Insira 2 pilhas LR44 na tampa com a polaridade de acordo com a marcação do adesivo.
- Insira a tampa no lugar e feche com a moeda girando-a no sentido horário. Não aperte demais porque isso pode danificar a tampa.
Modos de operação
A Yashica FX-D permite que vários modos de operação sejam selecionados através da alavanca na frente do corpo da câmera, conforme mostrado abaixo.
Na primeira posição, indicada por ‘o’, o fotômetro funciona no modo convencional. É nesse posição que usamos a Yashica FX-D a maior parte do tempo.
A segunda posição é o modo de travamento de exposição. Suponha que você queira deixar as partes escuras da foto mais claras, então você aponta o centro do visor da câmera para essa região, aperta o botão de ligar o fotômetro e, em seguida, seleciona a posição ‘AE-L’. Com isso, o fotômetro ficará travado naquela posição e você poderá fazer o enquadramento em outras posições.
O terceiro modo é o temporizador, que vou detalhar numa seção mais adiante.
Como usar o fotômetro
Para ligar o fotômetro da Yashica FX-D, aperte o botão na frente do corpo da câmera, mostrado abaixo. Isso acenderá um LED vermelho no lado direito da tela do visor.
Agora, o comportamento do fotômetro varia de acordo com o modo que a câmera esteja configurada, e isso é feito através do seletor de velocidades no topo do corpo da câmera.
Modo de prioridade de abertura
Neste modo, o usuário seleciona a abertura através do anel da lente e a câmera calcula qual é a melhor velocidade do obturador baseado no ISO e na quantidade de luz que passa pela lente. Para selecionar esse modo, basta colocar o seletor de velocidades na posição ‘AE’.
Quando o botão do fotômetro, na frente da câmera é acionado, a velocidade que a câmera escolheu será mostrada na escala dentro do visor, através de um LED vermelho à direita.
Caso a cena seja muito escura ou muito clara, a câmera começará a emitir beeps indicando que não é possível fazer a foto naquelas circunstâncias. Nesse caso, tente mudar a abertura.
Modo manual
Caso qualquer outra posição do seletor de velocidades seja escolhida, exceto ‘X’, a câmera passará a operar no modo manual, que funciona como de costume nas SLR de filme.
Na escala de velocidades no visor será indicada a velocidade ideal através de um LED vermelho constante. Em alguns casos, ela acende dois LEDs, indicando que qualquer uma daquelas duas velocidades é boa para a exposição.
A velocidade que está selecionada no momento é mostrada por um LED piscante. Mude a velocidade através do seletor no topo do corpo da Yashica FX-D e verá o LED piscante se movendo para cima ou para baixo. Ajuste até que ele coincida com os LEDs constantes, o que indica que a câmera está configurada na condição de exposição ideal.
O modo Bulb
O modo Bulb é feito para que o obturador da câmera permaneça aberto por uma quantidade de tempo indefinida. Enquanto o disparador for mantido apertado, o obturador ficará aberto e, por conseqüência, o filme será exposto. Com isso, é possível fazer exposições muito longas, desde alguns segundos até muitas horas, que é muito útil para fotografia noturna ou astro-fotografia.
Como focalizar com a Yashica FX-D
A operação de focalização com a Yashica FX-D é o padrão das SLR de filme. Ela possui alguns círculos concêntricos no centro da tela para facilitar o processo.
O círculo mais central é bipartido e gera duas imagens desconexas quando a imagem está fora de foco. Gire o anel de focalização na frente da lente até que as imagens da parte de cima e de baixo formem uma única imagem continua.
O segundo círculo é como uma telinha mais grossa que torna a imagem muito disforme quando está fora de foco. Quando o foco estiver bom, a imagem ficarão uniforme em toda a tela.
Como colocar filme na Yashica FX-D
Para colocar filme na Yashica FX-D Quartz, basta seguir esses passos:
- Puxe o botão do rebobinador para cima para abrir a tampa traseira.
- Insira o rolo de filme na câmara e aperte o rebobinador para que o seu eixo se encaixe no rolo.
- Agora, passe o filme até o outro lado e encaixe a ponta no sulco do carretel.
- Na parte inferior do carretel há uma rodinha. Gire-a da direita para esquerda para esticar o filme e encaixar os seus furinhos nos dentes das engrenagens. Se não encaixar de primeira, dê uma ajuda com os dedos.
- Puxe o filme até que ele se encaixe nas duas engrenagens.
- Feche a tampa.
- Puxe a alavanca de avanço de filme e faça um disparo.
- Avance a alavanca novamente.
- Repita até que o contador de quadros saia de ‘S’ e esteja em ‘1’.
Como reboninar e retirar o filme da Yashica FX-D Quartz
Para reboninar e tirar o filme da Yashica FX-D Quartz, siga esses passos:
- Pressione o botão de liberação do carretel na parte inferior da câmera.
- Gire a alavanca de rebobinamemto no sentido horário até que sinta que o filme esteja solto.
- Se não tiver confiança que o filme esteja todo rebobinado, continue girando. Uma hora você vai sentir ele soltar.
- Abra a tampa e retire o filme.
Como usar o temporizador da Yashica FX-D
É possível até mesmo tirar selfies com a Yashica FX-D. Para isso, basta seguir esses passos:
- Prepare a cena, faça o enquadramento, o foco e a fotometria. Deixe a câmera pronta para o disparo.
- Coloque a alavanca seletora na frente da câmera na posição ‘S-T’.
- Aperte o disparador e saia correndo!
- A câmera irá emitir beeps e piscar um LED na frente do corpo. Quando faltar apenas alguns segundos para o disparo, ela aumentará a freqüência dos beeps e do LED.
Como usar o flash na Yashica FX-D
Para usar o flash na Yashica FX-D, basta acoplá-lo na sapata na parte superior do corpo ou no plug na traseira. Depois, selecione o modo ‘X’ no seletor de velocidades e configure a abertura de acordo com a tabelinha do seu flash.
Como remover e instalar a lente na Yashica FX-D
Para remover a lente na Yashica FX-D, basta pressionar o botão que fica na lateral do soquete da lente e girá-la no sentido anti-horário cerca de um quarto de volta. Você sentirá que a lente soltou. Então, basta puxá-la e ela deve sair suavemente.
Para instalar a lente, o processo é o contrário. Existe um ponto vermelho no corpo da câmera e um equivalente na lente. Alinhe ambos e encaixe a lente no soquete. Depois, vire aproximadamente um quarto de volta no sentido horário até sentir que a trava foi acionada.
Com isso, espero ter coberto a maior parte das funções da Yashica FX-D Quartz. Até a próxima!