Zenit 12XP: Manual de instruções com fotos e dicas

  • Post category:Fotografia

As câmeras da Zenit são muito populares no Brasil, já que elas eram uma opção mais acessível do que as japonesas e europeias. Já escrevi um manual da Zenit 122 um tempo atrás e agora acho que chegou a hora de fazer o mesmo para a 12XP, já que qualquer material em português é muito escasso.

Inclusive, a 12XP é uma das câmeras mais complicadas de operar que tenho na coleção. Tem vários truques necessários para aprender a usá-la corretamente e que são muito diferentes do padrão, especialmente das câmeras japonesas.

Coloquei os passos mais ou menos na ordem que é preciso para pegar a câmera, deixá-la pronta e fotografar.

Familiarizando-se com a câmera

Nas fotos abaixo estão mostrados todos os comandos da Zenit 12XP. Gaste um tempinho se familiarizando com eles, assim na hora de usar as coisas vão ficar bem mais fáceis (e também para entender esse manual).

O botão de clicar para tirar a foto eu chamo de disparador, mas pode ter nomes diferentes por aí.

Os comando da parte de cima da Zenit 12XP
Vista frontal
Parte traseira
Zenit 12 XP Vista de baixo

Instalação da bateria na Zenit 12XP

Para isso, basta abrir o compartimento na parte posterior da câmera com o auxílio de uma moeda conforme mostro na foto abaixo. Ela é alimentada por 3V, mas infelizmente não consegui colocar duas baterias LR44 porque a tampa não fecha, as duas baterias acabam ficam muito altas.

Resolvi esse problema usando uma LR44, uma LR1130 e um pedacinho de papel alumínio para dar um pouquinho de pressão na tampa. As baterias vão com o lado positivo, que é o reto, virados para trás. Basta colocar as baterias, o pedacinho de papel alumínio e fechar a tampa.

O jeito mais fácil de abrir a tampa da bateria é com uma moeda
Minha improvisação técnica de baixo custo com papel alumínio

Para instalar baterias na Zenit 12XP

  1. Remova a tampa do compartimento de bateria com uma moeda. As de 5 centavos são as que servem melhor. Moedas muito grandes, como as de 50 centavos, não servem. Se você está em Portugal, arrume umas moedinhas de 1 centavo de Euro que são ideais.
  2. Insira a bateria LR1130 com o pólo negativo (aquele que não é plano) virado para a frente da câmera.
  3. Insira um pedacinho de papel alumínio. Tome cuidado para que ele toque somente um polo de cada bateria. Para isso, basta que ele seja meio pequeno, como uns 5 x 5 mm.
  4. Insira a bateria LR44 do mesmo modo que a anterior.
  5. Feche a tampa com a moeda e pronto!

Comandos básicos

Aqui ela começa a ficar um pouco diferente do que a gente tá acostumado por aí. Alguns comando da Zenit 12XP são comuns mas alguns fogem do convencional. Entretanto, os básicos para fotografar são bem simples e comuns.

Como remover a lente da Zenit 12XP

A lente da Zenit 12XP é do tipo M42, que é rosqueada ao corpo. Para removê-la, basta desrosqueá-la do corpo. O melhor é segurá-la pela parte fixa do barril, que fica entre os anéis do obturador e o de foco e girá-la no sentido anti-horário.

Para instalar a lente, basta rosqueá-la no lugar. Não aperte muito, apenas chegue a lente e aperte um pouco mais firme. Se apertar muito a lente pode ficar presa ou até mesmo danificar a rosca. Mas se pôr pouca pressão ela pode soltar na hora de focalizar, então tem que achar o meio termo correto.

A velocidade do obturador

A velocidade do obturador é ajustada pela rodinha na parte superior e tem as opções 1/30, 1/60, 1/125, 1/500 e B (Bulb). Já a velocidade de sincronismo com o flash é 1/30 e está marcado com um X na rodinha (30-X). Apesar de ter relativamente poucas opções, especialmente de velocidades altas ou baixas, ela é perfeitamente adequada para a grande maioria das situações que a gente encontra por aí.

O modo Bulb

O modo bulb é um modo de operação que permite obter exposições longas sem a câmera precisar ter um temporizador interno. Para usá-lo, basta pressionar o disparador e mantê-lo pressionado pelo tempo necessário. Assim, se você quiser manter o filme exposto por muitos minutos (ou até mesmo horas ou dias ou anos!), basta manter o botão apertado.

O disparador possui uma rosca na parte de cima que serve justamente para acoplar um disparador remoto, assim você pode posicionar a sua câmera num tripé e dispará-la a distância, sem o risco de tremer a foto.

Ajuste de abertura da lente Helios 44m

Normalmente, as Zenit 122 e 12XP vinham equipadas com uma lente Helios 44m de 58mm e f/2. Essa lente é simplesmente espetacular e vale a pena comprar um adaptador para usá-lo com a sua DSLR. Vou escrever sobre isso mais pra frente. Nesse tipo de lente, a abertura da lente é ajustada pelo anel mais interno, parte de f/2 e vai até f/16.

Essa lente é capaz de fotos extremamente nítidas quando está mais fechada, a partir de f/5.6 mais ou menos. Por outro lado, ela é a rainha dos bokehs quando está totalmente aberta!

O foco com a Helios 44m

O foco é ajustado no anel mais externo da lente e vai desde uns 50 cm até infinito. O visor possui três zonas para o ajuste da focalização, sendo uma bolinha com uma telinha mais grossa no meio, um círculo mais fino em seguida e o restante da tela. Quando a imagem está no foco, ela fica nítida nas três regiões da tela.

O anel de ajuste do foco é sabido ser um pouco mais duro do que o de outras marcas e também precisa girar bastante pra sair de 0,5m e chegar no infinito. Isso é muito bom porque facilita fazer um foco bem fino.

Além disso, ao apertar o disparador até o primeiro estágio, ele aciona o diafragma da lente, o que permite visualizar a profundidade de campo final que a foto vai ter. Entretanto, uma boa dica é sempre fazer o foco sem apertar o disparador, já que assim a lente fica totalmente aberta e a profundidade de campo é máxima possível. Então qualquer movimento é capaz de tirar a imagem do foco facilmente, o que facilita muito na hora de fazer um foco bem fino.

A fotometria

Feito o foco da imagem, agora é hora de ajustar a exposição. Para isso, é preciso apertar o disparador até acionar o primeiro estágio. A câmera vai acionar o diafragma da lente e o fotômetro, que é composto por dois LEDs na parte direita do visor.

O LED de cima indica sub-exposição e o de baixo sobre-exposição. Se acender o de baixo, é preciso de mais luz, então se deve aumentar a abertura ou diminuir a velocidade de exposição. Se acender o de cima, a imagem está sobre-exposta, aí é preciso fazer o contrário e fechar mais a lente ou aumentar a velocidade.

Quando a exposição é a correta para o ISO do filme os dois LEDs começam a piscar alternadamente. Para encontrar essa exposição é preciso ir caçando as combinações de velocidade e abertura até achar uma boa configuração.

Aqui o fotômetro está indicando sub-exposição
Agora o fotômetro indicando superexposição

Para tirar uma foto com a Zenit 12XP

Resumindo a obra toda:

  1. Verifique se o filme já está avançado puxando a alavanca de avanço do filme. Eu tenho o costume de não puxá-la logo depois que tiro uma foto pois isso evita disparos acidentais.
  2. Faça o enquadramento e ajuste o foco através do anel mais externo da lente e do sistema de três zonas da tela.
  3. Pressione o disparador até a metade para acionar a fotometria.
  4. Ajuste a abertura através do anel mais interno da lente e a velocidade através da rodinha na parte superior do corpo.
  5. Vá jogando com os dois até achar uma combinação que faça os dois LEDs do fotômetro piscarem alternadamente, indicando que a exposição está correta.
  6. Agora é só clicar e ouvir o incrível som mecânico da Zenit 12XP!

Como colocar o filme na Zenit 12XP

Depois de comprar um rolo de filme pra sua Zenit XP, basta seguir esses passos para carregar o filme:

  1. Abra a tampa traseira puxando o rebobinador para cima.
  2. Pressiona o disparador até o fim e gire-o em sentido anti-horário (a câmera vai disparar) até travá-lo na posição ‘T’
  3. Insira o filme no compartimento e aperte o rebobinador para encaixar no carretel do filme.
  4. Puxe o filme o carretel da direita e passe a ponta por um dos sulcos do carretel.
  5. Agora, use a alavanca de avanço para esticar o filme, mas não puxe muito. É só pra dar uma tensão e ele encaixar naquelas rodinhas com dentes. Se puxar muito você vai perder uns quadros!
  6. Feche a tampa.
  7. Volte o disparador para a posição normal.
  8. Puxe a alavanca de avanço duas vezes, ela travará no meio da segunda vez.
  9. Gire o indicador do número de quadros até marcar ‘0’.
  10. Você já pode começar a fotografar ou, se não quiser arriscar perder o primeiro quadro, pode disparar uma vez e avançar o filme.
  11. Agora é só ajustar o ISO através do seletor da esquerda e pronto. Nesse passo, é bom fazer a calibração do ISO, conforme vou explicar a seguir.
  12. Pronto, tire 36 fotos e mande revelar!
Abrindo a tampa traseira da Zenit 12XP, basta puxar o rebobinador (que é aquela pecinha de alumínio polido sobre a rodinha do ISO) para cima.
Colocando o disparador no sentido anti-horário. É preciso pressioná-lo até o final (a câmera vai disparar) e girá-lo em sentido anti-horário.
Insira a ponta do filme em um dos sulcos do carretel.
Certifique-se de que os furinhos do filme se encaixem direitinho nos dentes do puxador
Para zerar o contador, é preciso girar a rodinha através do pininho de metal.
Contador zerado.

Como ajustar o ISO da Zenit 12XP

Um problema recorrente que tenho com as minhas câmeras antigas é que nem sempre a calibração do fotômetro bate com o que deveria dar. Uma solução pra isso é abrir a câmera e mexer nos ajustes internos, mas não acho uma boa ideia porque é muito fácil terminar de estragar.

O que faço para calibrar a fotometria da câmera são os passos abaixo. Para isso, é preciso conhecer a regra Sunny 16. Sabendo disso, para calibrar a fotometria da Zenit 12XP é só seguir esses passos:

  1. Num dia ensolarado, procure uma superfície bem iluminada pela luz direta do sol e faça o foco nela.
  2. Ajuste a abertura da lente para f/16.
  3. Coloque a velocidade que é o recíproco mais próximo do ISO do filme. Por exemplo, se o ISO é 100, selecione 1/125. Se é 200, 1/250, se é 400 use 1/500 e assim por diante.
  4. Selecione o ISO de acordo com o ISO do filme.
  5. Aperte o disparador até o primeiro estágio para acionar o fotômetro.
  6. Se estiver subexposto, diminua o ISO um passo e tente novamente. Repita até a exposição ficar correta.
  7. Se estiver sobre-exposto, aumente o ISO um passo e tente novamente até a exposição ficar correta.
  8. Pronto, seu fotômetro está calibrado.

Você pode fazer esse procedimento antes de carregar o filme e anotar o ISO da calibração que equivale ao ISO nominal do filme, assim na próxima vez não precisa repetir o procedimento.

Como rebobinar o filme na Zenit 12XP

Essa é a parte que tem um truque que eu demorei pra descobrir! Siga os passos que não tem erro:

  1. Embaixo do disparador tem um anel metálico e parece que a parte de trás do plástico está quebrado. Aperte esse botão com a unha para liberar o carretel (veja a figura abaixo).
  2. Abra a alavanca de rebobinamento e gire-a em sentido anti-horário até sentir que o filme está solto.
  3. Puxe o reboninador para abrir a tampa traseira e retire o filme.
  4. Agora é só mandar revelar!
Essa é a informação que vale esse artigo inteiro! Para rebobinar é preciso apertar esse botão pra soltar o carretel!
É só apertar com a unha, é um pouco duro mesmo.

Como usar o temporizador da Zenit 12XP

Dá até pra fazer selfies com a Zenit 122 XP. Para isso, é só usar o seu temporizador seguindo esses passos:

  1. Pressione o disparador até o primeiro estágio, onde a câmera faz a fotometria, e gire-o para a direita até travar na posição ‘V’. Eu gosto de fazer esse passo antes de avançar o filme com a alavanca, assim não corro o risco de fazer um disparo acidental.
  2. Posicione a câmera, faça o enquadramento, o foco e ajuste a exposição.
  3. Gire a alavanca que dá corda no temporizador na frente da câmera.
  4. Aperte o disparador do temporizador e saia correndo!

Como usar o flash na Zenit 12XP

A operação com flash é muito simples. Basta inserir o flash na sapata e apertar a contra-porca dele. Se você preferir, ela tem um conector frontal para você usar o flash fora da sapata, que é um recurso bem interessante. Depois de colocar o flash, selecione a velocidade de sincronia que é a 1/30 e está marcada com 30-x na rodinha seletora de velocidade. Depois é só ajustar a abertura de acordo com a tabelinha do flash.

Dicas para usar a Zenit 12XP

As dicas que tenho pra dar sobre como usar a Zenit 12XP são parecidas com as da Zenit 122:

  • Não avance o filme imediatamente após tirar uma foto. A Zenit 12XP não possui nenhum mecanismo de trava do disparador que, além disso, tem um design que fica bem exposto. É bem fácil fazer disparos acidentais por causa disso (não me pergunte como eu descobri isso). Deixe para puxar o filme na hora de fazer a próxima foto.
  • Mais um motivo para deixar de puxar o filme assim que tiro a foto é que às vezes é difícil achar o ponto que aciono a fotometria com o disparador e posso fazer um disparo acidental. Se o filme não estiver puxado, não corro esse risco (não me pergunte como eu descobri isso).
  • As velocidades que a Zenit 12XP dispõe são adequadas para praticamente qualquer foto comum que não precise de muito tempo de exposição. Mesmo com 1/30, dificilmente suas fotos ficarão borradas. Então pode ir e voltar pelas velocidades sem se preocupar muito com isso, praticamente todas vão te dar um bom resultado!
  • Tome cuidado para não colocar acidentalmente a velocidade no modo B porque não tem como saber olhando pelo visor, tem que parar e olhar a rodinha.
  • Não aperte muito a lente para ela ficar firme, porque depois pode ser difícil de tirar. Só que também não deixe muito solto porque o anel de foco é meio duro e vai acabar soltando a lente.

Fábio Ardito

Pelo mundo atrás de treta.

Este post tem 5 comentários

  1. .

    Olá, Boa noite. Tenho a minha Zenite há 10 anos e não paro de me surpreender com coisas que não sabia sobre seu funcionamento. Ótimas explicações, ajuda muito. Quem me dera ter encontrado esse post quando comecei, teria evitado muitos desastres kkkk. Mas sobre os disparos acidentais, eu vi em algum lugar que é só deixar o disparador no sentido horário, igual quando disse sobre colocar ele no “T”, mas ao invés disso, coloca ele no “V” que bloqueia o disparador.

  2. Maria Clara

    Oi, ganhei a minha esse mês de herança, estou com dúvida, assim que colocamos as pilhas o fotometrô já funciona ou só com filme nele ???

    1. É só colocar as pilhas. O fotômetro é acionado quando você pressiona o gatilho até a metade, daí ela acende os leds no viewfinder.

  3. giovanna

    onde eu encontro as pilhas dela?

    1. No Mercado Livre tem, mas não sei se compensa porque é muito barato. Esse tipo de bateria tem até no supermercado.

Deixe um comentário